domingo, 24 de agosto de 2014

Tapando o Buraco da Piscina Desativada com Tábuas de Pinus : Limpeza nos Fundos da Casa

    Fazia tempo que eu não postava aqui, nesse nosso querido Faça Você Mesmo - Gambiarra Newton Almeida.  Então eu encontrei umas fotos de 2012 que quero guardar, e nada melhor do que deixá-las arquivadas aqui, não é mesmo? 
    Quando, em 2012, alugamos essa casinha onde moramos atualmente, na melhor cidade do mundo, Rio Bonito - RJ, eu pintei a casa toda, coloquei portas, e continuei fazendo alguns acertos que compartilho com todos vocês aqui. 
    Nos fundos da casa existe um pedacinho da Mata Atlântica, que nos dá prazer em poder conviver com os pássaros, lagartos, outros animaizinhos e as árvores. Nessa área dos fundos, havia também umas ruínas de uma piscina, bem pequenininha,  tapada com madeiras, e os restos de uma tenda do tipo gazebo. Então eu fiz uma limpeza no espaço, que hoje utilizamos para separar os cachorros, quando recebemos visitas e para pendurar as roupas para secar. 
   Os tubos de metal da tenda gazebo eu doei para a reciclagem, e para tapar o buraco da piscina, que não retém água, pois está toda furada, eu achei melhor utilizar tábuas de pinus de 30 centímetros de largura, que ainda estão lá, e em breve vou reforçá-las com outras tábuas. Vejam como uma boa limpeza, que qualquer pessoa pode realizar no Faça Você Mesmo, dá outra vida a qualquer ambiente : 

                         ANTES  

                         DEPOIS  




GAMBIARRA Newton Almeida  www.gambiarranewtonalmeida.com.br


quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Acabe com o Vazamento da Torneira Como Consertar o Castelo Fazendo uma Gambiarra bem Funcional e Criativa

     Hoje eu vou ensinar uma maneira simples de consertar uma torneira que está com a rosca do castelo espanada, ou desgastada. É um Faça Você Mesmo ou uma gambiarra bem fácil que vai consertar a torneira que apresenta vazamento, sem precisar trocar o castelo da torneira.
      Vocês, queridos leitores e leitoras, já devem ter passado pela situação  de a torneira ficar vazando, quando você fecha ela até o fim.  Ela fica frouxa, ou seja, por mais que gire o registro, ela não fecha mais. Então, é comum muita gente fazer a gambiarra de amarrar a torneira para que ela feche. Isso funciona, mas é uma gambiarra muito feia, e o que eu vou ensinar agora é um conserto que dura anos, sem precisar trocar o castelo da torneira.     
           Também não precisa dar um nó na torneira ! 
       Primeiramente vamos entender como a torneira funciona, como é que o mecanismo de fechamento do fluxo da água funciona. É bem simples veja : 
     Essa torneira da imagem acima, é um  modelo muito comum, que costumamos ver nos tanques de lavar roupa.  Em cima fica o manípulo, ou seja, a alavanca que giramos para abrir e fechar o fluxo de água. A parte do meio é o castelo, e o disco embaixo, preto, é a carrapeta. Ao  girar o manípulo (alavanca) da torneira a carrapeta é movimentada, abrindo ou fechando o fluxo de água que passa pelo cano de saída.
    Quando o castelo está com a rosca espanada, ou desgastada, giramos o manípulo e não conseguimos que a carrapeta feche ou vede a passagem da água pelo cano. Nesse caso, o problema não é com a carrapeta. Quando a carrapeta está desgastada ou velha, conseguimos girar o manípulo até um ponto máximo, fazendo muita força para fechar a torneira, e mesmo assim a água continua vazando. No caso de o castelo estar com a rosca espanada, a quantidade de água que vaza é grande, e a solução é comprar outro castelo, que no caso acima é o conjunto completo da torneira. 

     Será que existe um Faça Você Mesmo, uma gambiarra para consertar o castelo da torneira sem precisar comprar outro ? 

         Sim !  Eu vou ensinar isso agora ! 


   Essa torneira do filtro não fecha o fluxo de água. 


  O manípulo da torneira gira sem fim, pois a rosca do castelo está desgastada.
   É fácil de perceber que o problema não é com a carrepeta. 
      Se fosse a carrapeta que estivesse desgastada, eu conseguiria apertar, fechar, o manípulo até um ponto máximo.  


   Então, vou consertar essa torneira sem precisar trocar o castelo. 

   É uma gambiarra em que vou simplesmente colocar um espaçador na carrapeta, fazendo a carrapeta distanciar-se do castelo, e dessa maneira ela vai fechar o fluxo de água antes do eixo da torneira alcançar os filetes espanados da rosca. 

   Nem precisa entender, o que expliquei, basta seguir as fotos e ver. É um Faça Você mesmo bem fácil. 


   Vou usar uma chave de fenda, um alicate, uma verruma, uma tesoura e um pedaço de caixa de leite longa vida. 








    Com o alicate você retira essa tampa de acabamento que esconde o parafuso que fixa a torneira.

    Tem que girar no sentido anti-horário. 







  Com uma chave de fenda em cruz (chave philips) você retira o parafuso de fixação do manípulo da torneira. 



  Depois de retirar esse parafuso é só puxar o manípulo. 






  É muito divertido retirar o manípulo da torneira ! 

 Quem nunca fez isso não sabe o que está perdendo ! 

  E vejam quem apareceu : o CASTELO ! 





   Para retirar o castelo eu estou utilizando o alicate. 

  Me parece que uma chave de boca nº 14 também poderia ser usada .







   Prontinho, aí está o castelo. 


    Agora vamos fazer a gambiarra para consertar isso. 







      Eu retirei a carrapeta do castelo, é só puxar ela. 

    O conserto, gambiarra, consiste em cortar discos, usando um pedaço da caixa de leite longa vida, e colocá-los na haste da carrapeta. 

     É só furar antes com a verruma e cortar os discos, de maneira que fiquem menores do que o diâmetro da borracha da carrapeta. Vou cortar uns 6 discos. 





  Aí estão os discos posicionados e para garantir a durabilidade dessa gambiarra eu procurei uma anilha (ou arruela) de metal, que vou posicionar ao final, para evitar que os discos de caixa de leite acabem grimpando ou   desgastando mais rapidamente.



Prontinho. 
    Aí está o espaçador. 

  Dessa maneira o eixo do castelo vai fechar a carrapeta bem antes. Então a carrapeta fechará o fluxo de água antes de o eixo alcançar os filetes da rosca que estão espanados (desgastados) .







   Eu fixo a carrapeta no castelo.


   O próximo passo é colocar o castelo dentro do conjunto de novo, da mesma maneira que foi retirado.







   Agora é só fixar o castelo e depois colocar o manípulo no lugar, apertar o parafuso e colocar a tampa de acabamento.











   Agora o vazamento acabou ! 

    Consertei sem precisar trocar o castelo! 


   Mais uma gambiarra útil e criativa!




GAMBIARRA Newton Almeida www.gambiarranewtonalmeida.com.br



newton almeidaConheça o site do Newton Almeida com milhares de produtos e excelentes preços! Clique e veja!
newton almeida


sábado, 9 de agosto de 2014

FAÇA VOCÊ MESMO - Caça Vazamentos : Resolva o Problema de Vazamento de Água na Sua Casa

     Há pouco tempo atrás eu achei que havia resolvido o problema de vazamentos aqui da minha casinha. De um mês para o outro a conta de água multiplicou em três ou quatro vezes mais. Até que descobri um furo na caixa d'água e parti pra o Faça Você Mesmo com uma gambiarra e consertei (VEJA seguindo AQUI). 
   A conta baixou, mas nem tanto. Fui procurando outro vazamento e não encontrava. As torneiras fecham direitinho, nenhum vazamento nas descargas das privadas, nenhum vazamento nos chuveiros. 
       Então, voltei minha atenção para o sistema de reservação de água, a caixa d'água, e não encontrei vazamento lá.
        Ela fica no alto de um morrote, entre as árvores nos fundos da minha casinha (em azul, atrás das folhagens).
     Quando eu descia de onde fica a caixa d'água : ouvi um ruído de água corrente bem baixinho SSSIIIISSSSIIIISSSIIISSIII . 
       Veio dessa direção da foto, onde passa o cano que leva a água para a caixa d'água. 
     Acho que o Bob entendeu o que eu estava procurando e encontrou um pouco antes de mim.  Eu poderia treiná-lo para caçar vazamentos. É um cachorrinho muito fácil de transportar. Vou pensar na ideia. Já viram o Bob na foto acima? Ele está bem ao lado da pedra, de cor marrom, parece até um tatuzinho. 
   Eu percebi que o vazamento estava abaixo de uma parte concretada. Peguei um martelo e talhadeira e abri um buraco. 
    Encontrei uma gambiarra bem antiga, que não fui eu que fiz. Essa casinha eu aluguei tem dois anos atrás.  Fica na melhor cidade de Rio Bonito. Não conhece? Se você passar pelo Rio de Janeiro, pode visitar Rio Bonito, é só um pouco mais de 50 quilômetros de distância, a meio caminho de Cabo Frio. 
   Isso deveria ser uma torneira ou um registro, que quebrou e fecharam fazendo a tradicional gambiarra de usar massa epóxi. 
    A gambiarra funcionou até esse mês. A pressão de água chega muito forte aqui, no centro da cidade. Ela vem do sistema de captação e tratamento da CEDAE  chamado Serra do Sambê, a uns trezentos metros de altura.  


       Eu fui até o hidrômetro novinho, que fica na frente da minha casinha. A CEDAE trocou o hidrômetro velho por esse , mês passado. Então eu fechei o registro geral de entrada de água.

     Eu escavei mais a terra deixando o cano    visível.   Fui    no armário de ferramentas e peguei a serra fita (serra para metal) e serrei um pedaço do cano que estava com aquela gambiarra velha, que estava vazando. 
     Eu vou unir a conexão azul ao cano de pvc branco. 
    Eu fui à cozinha, antes eu lavei as mãos com muita água e sabão. 
     Para unir a conexão ao tubo de pvc eu vou jogar água fervendo e depois bater na conexão azul com um martelo. A água fervendo facilita a união, pois vai deixar mais flexíveis a conexão e o tubo.  Essa gambiarra de usar água fervendo eu utilizo muito, em minhas tarefas de consertos. 
    Para poder encaixar bem a conexão azul no tubo de pvc eu retirei a abraçadeira velha, da mangueira cinza, e depois vou colocar uma abraçadeira novinha.

   Em seguida, eu derramei a água fervendo no tubo e na conexão e depois bati na extremidade da conexão azul com o martelo, e entrou bastante no tubo pvc. Entrou muito justo. Acho que não vaza mais água de jeito nenhum. 
     Agora é só colocar a abraçadeira nova na mangueira cinza.
    Derramar a água fervendo sobre a mangueira cinza e com muita força encaixá-la na conexão azul. 
  Depois é só apertar bem o parafuso da abraçadeira !

                                Prontinho ! 



   Com certeza a conta de água voltará ao normal. E a natureza agradece por eu não permitir o desperdício desse importante recurso natural. 


GAMBIARRA Newton Almeida www.gambiarranewtonalmeida.com.br




  

domingo, 3 de agosto de 2014

Faça Você Mesmo - Instalação Elétrica e Hidráulica do Chuveiro Elétrico

      Uma das coisas mais divertidas da vida é  trocar o chuveiro elétrico.  O ser humano só conhece a felicidade, realmente, quando instala um chuveiro elétrico. É super divertido! 
     Você nunca teve a oportunidade de experimentar instalar um chuveiro elétrico? Não sabe o que está perdendo. Acompanhe esse Faça Você Mesmo e na próxima vez que seu chuveiro elétrico pifar, instale um novo, você mesmo . 



   O chuveiro elétrico aqui da minha casinha começou a pifar. Tinha hora que funcionava, outra hora não, então resolvi tirar e o cano que quebrou. 







    Eu poderia fazer uma gambiarra, mas para impressionar a esposa, decidi, comprar um chuveiro elétrico novinho. 

   Comprei um chuveiro elétrico, o cano (de plástico), um conector de cerâmica e a fita veda junta.  Aqui em Rio Bonito - RJ, uma cidade muito legal, paguei uns R$ 50 reais. 


  Essa peça é um conector muito prático. Basta desaparafusar e encaixar os fios, dois a dois, para instalar o chuveiro. Bem melhor do que ficar enrolando os fios com alicate e depois ter que isolar com fita isolante. 

  A fita veda junta é muito importante, para evitar os vazamentos . Ela é muito barata e se não a utilizar, vai acabar vazando água, e a conta no final do mês fica mais cara.




   Enrola a fita veda junta, dando umas cinco voltas na parte rosqueada do cano. 







  Depois de colocar a fita junta, não esqueça de fixar o disco de acabamento na extremidade do cano. 



   Você vai girar o cano no sentido anti-horário.
    Aperta bem, até o fim.  Prontinho! 

    Está ficando lindo!  Estou até um pouco emocionado!



  Chegou a hora de vedar, com a fita veda junta a extremidade de entrada  do chuveiro elétrico. Enrola umas cinco voltas e está bom.


  Em seguida eu encaixo o chuveiro no cano. Girando no sentido anti-horário. 







  O chuveiro elétrico já está na posição correta, o que vai manter o fluxo de água na vertical. 






   Antes de colocar os fios no conector, é importante ir ao quadro de energia da casa e desarmar os disjuntores . 

     Para começar a instalar os fios, tem que usar uma chave philips, que eu prefiro chamar de chave cruz. 

  São quatro parafusos que tem que ser desaparafusados. 



 Basta encaixar os dois fios do chuveiro elétrico, que já vem desencapados, nos orifícios do conector. O fio neutro esse verde, fica torcido afastado do conector. 




   Depois é só encaixar os dois da  energia elétrica. 
    Eu estava trocando esse chuveiro à noite, e coloquei calçados, para no caso de levar uma descarga, o efeito não fosse tão severo. Mas, o certo é desligar a energia, para depois conectar os fios. 


  O mais difícil de tudo é colocar a mangueira do chuveirinho. Ela é mais justa que o cano de saída do chuveirinho e tem que fazer bastante força para encaixá-la. Uma dica é  ferver água numa chaleira e derramar na mangueirinha, que vai expandir e amolecer, facilitando o encaixe. 

  Esse suporte do chuveirinho eu não vou colocar hoje não. 

    Quando for  furar a parede para colocar os parafusos desse suporte é necessário muito cuidado com a escolha do local, para evitar furar algum cano de água. 

   Antes de abrir a torneira do chuveiro, coloque o botão seletor da temperatura na posição desligado.  Abra a torneira e deixe escorrer água por uns trinta segundos. 

  Feche a torneira e coloque o botão na temperatura que desejar. 
  Eu reparei que está pingando água na mangueira do chuveirinho. Então uma gambiarra básica vai resolver isso. 

    Eu tenho uma precinta que vou usar para apertar a mangueira e acabar com esse pequeno vazamento. 


  Eu puxo a precinta com força para ficar bem apertada. 






  Depois eu corto a precinta e fica bem bonita. 

   Essa é uma maneira simples de resolver o  vazamento muito comum, na saída da mangueira do chuveirinho.  

    Agora é só tomar um banho quentinho no chuveiro elétrico novinho, recém instalado!

     Foram uns vinte minutos de pura diversão nesse Faça Você Mesmo! 

GAMBIARRA Newton Almeida  www.gambiarranewtonalmeida.com.br


  
                                                                                 

Kit de robô solar experimentos de montagem

       Mais do que um simples brinquedo, é uma verdadeira aula de robótica!  Kit de robô solar SapiLudo, experimentos de construção 12 em 1,...